15.9.19

Como cortar as unhas do coelho?

  1. 1
    Não corte os vasos sanguíneos dentro de cada unha. Assim como cães e gatos, coelhos possuem vasos sanguíneos dentro das unhas. Caso corte-os, será doloroso para o coelho e ele começará a sangrar profusamente. Portanto, tente localizar o vaso sanguíneo antes de começar a cortar. Este pode ser identificado através de uma mancha vermelha ou escura localizada na raiz da unha.
    • Se as unhas do coelho forem brancas ou claras, será fácil encontrar o vaso sanguíneo. Este possui a cor vermelha ou rosa, portanto, basta cortar a unha do animal acima da parte com essa cor.
    • Se as unhas do coelho tiverem uma cor mais escura, utilize a luz de uma lanterna nas unhas para encontrar o vaso sanguíneo. Neste caso, a mancha identificando a localização do vaso sanguíneo provavelmente será mais escura. Marque a parte onde o vaso sanguíneo acaba e apenas corte a unha do coelho acima dessa marca.[8]
    • Se não conseguir encontrar o vaso sanguíneo mesmo utilizando uma lanterna, é possível ter uma ideia da localização tocando a unha. Encoste em uma parte abaixo da metade da unha utilizando o lado sem lâmina do cortador e pressione firmemente. Se o coelho se debater ou tentar puxar a pata, o vaso sanguíneo provavelmente já se encontra nessa área. Tente o mesmo procedimento um pouco mais acima, em uma área mais próxima da ponta da unha. Caso o coelho não reaja, provavelmente é seguro cortar a unha em tal região.
  2. 2
    Apenas corte a ponta de cada unha. É recomendável cortar as unhas do coelho apenas um pouco, mas com certa frequência, em vez de cortá-las bastante. Corte as unhas do coelho a cada três a seis semanas dependendo do nível de atividade dele.
  3. 3
    Corte as unhas. Verifique se o coelho está devidamente retido antes de começar. Comece pelas unhas da frente: empurre o pelo em volta da unha, localize o vaso sanguíneo e determine onde vai cortar. Faça o corte de maneira rápida e precisa, se movimentando o mínimo possível. Corte a parte branca ou translúcida de cada unha, logo acima do vaso sanguíneo. Antes de cortar, aplique um pouco de pressão com o cortador como teste - caso o coelho tente puxar a pata, é possível que o vaso sanguíneo ainda não tenha terminado na área em que pretendia cortar.
    • Pode ser necessário deitar o coelho de costas antes de cortar as unhas traseiras. Tome muito cuidado para não machucar ou assustar o animal. Em alguns casos, não é necessário cortar as unhas traseiras de coelhos que se exercitam bastante - algumas atividades como pular, cavar, etc., desgastam as unhas do coelho naturalmente.
    • Lembre-se de cortar a sobreunha das patas da frente. O coelho pode acabar batendo-a em algum lugar e se machucando, caso ela cresça demais.
  4. 4
    Repita o processo em cada unha. Encontre o vaso sanguíneo e corte todas as unhas de cada pata. Seja metódico e leve o tempo que for necessário. Faça uma pausa antes de passar para a próxima pata, caso o coelho se demonstre muito agitado ou se o procedimento estiver demorando muito. Tirar um tempo para o coelho descansar é particularmente importante se o animal estiver enrolado em uma toalha - desenrole-o por alguns minutos para evitar que ele se aqueça demais. Você pode tentar utilizar petiscos como recompensa para que o coelho se sinta mais confortável.
  5. 5
    Utilize pó hemostático nas unhas do coelho, se necessário. Acidentes podem acontecer por mais que você tome muito cuidado para não cortar o vaso sanguíneo nas unhas. Além disso, coelhos podem se mover de maneira rápida e repentina, fazendo com que você erre o local de corte. Se isso acontecer, não se preocupe - contanto que mantenha a calma e aja rapidamente, o corte vai cicatrizar.

Fonte: reprodução WIKIHOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário