1
Escove o coelho para remover a poeira. A escovação é adorada por muitos coelhos é uma ótima maneira de manter sua pelagem limpa. Compre uma escova específica para coelhos (de cerdas mais finas que as escovas de cães). Uma vez a cada poucos dias, segure delicadamente o coelhinho e escove seu pelo. Ao terminar, lave e seque a escova.
- Manuseie o coelho com cuidado. Nem todos gostam de ser escovados — se o seu parecer agitado ou irritado durante a escovação, pare e tente outra vez mais tarde.
- Coelhos de pelo longo requerem cuidados especiais. Para que os fios não embaracem, mantenha a pelagem aparada, sem nunca deixá-la ultrapassar os 2,5 cm. Isso ajuda a diminuir a queda dos pelos e os mantêm limpos.
2
Remova sujeira local quando necessário. Se o coelho pular numa poça de lama, por exemplo, você pode ajudá-lo a se limpar cuidando apenas da área afetada. Por sorte, é possível fazer isso sem usar água — o que é muito recomendado, pois coelhos podem entrar em estado de choque ao se molhar. Despeje um pouco de maisena na área suja e escove a pelagem. Repita o processo até que o pelo esteja limpo.
- Ainda que o coelho esteja totalmente coberto de lama, é melhor usar este método de lavagem a seco do que mergulhá-lo em água. Limpe o corpo dele parte por parte, sempre desfazendo os caroços de lama, escovando os pelos e usando a maisena para remover a poeira.
- Se necessário, use água para limpar pequenas áreas. Coloque água morna num pano e use-o para umedecer partes da pelagem. Evite que a água atinja a pele do coelho. Quando terminar a remoção da sujeira, use um secador de cabelo na temperatura mínima para secar a área úmida. A temperatura normal do coelho varia entre 38 ºC e 39 ºC. Porque o animal é sensível ao calor e possui uma pele muito delicada, nunca use o secador de cabelo num ajuste maior do que "morno". Monitore a temperatura do coelho encostando os dedos no local onde está sendo feita a secagem.
3
Use um desembaraçador de nós para desfazer emaranhados. Quando o coelho tem nós no pelo, a melhor ferramenta para desfazê-los é um desembaraçador de nós. Ele desfaz os emaranhados sem ferir o coelho. Evite o uso de tesouras, já que o coelho é um animal muito agitado e poderia se ferir no processo.
4
Apare as unhas do coelho. Esta etapa é necessária para coelhos que passam a maior parte do tempo dentro de casa. Quando não pode cavar o solo, o coelho não desgasta as unhas, que ficam finas e compridas. Use um cortador de unhas de coelho para apará-las ou peça ao veterinário para fazer isso em seu lugar na próxima consulta.
- Não faça onicotomia no coelho. Coelhos são extremamente vulneráveis a infecções, e a remoção das garras os deixa mais expostos a bactérias.
- O local habitado pelo coelho deve estar sempre limpo e seco para evitar que ele desenvolva problemas de saúde.
5
Não mergulhe o coelho na água. Não custa repetir: quando submersos, coelhos podem desenvolver hipotermia ou entrar em choque — ambos quadros potencialmente fatais. Certas variedades de coelho podem ser molhadas sem problemas, e algumas até gostam de nadar! Mas, se o seu bichinho não demonstrou nenhuma afinidade com a água, não convém arriscar. Esse animalzinho é muito sensível — um único banho com água pode causar danos permanentes.
Fonte: reprodução WIKIHOW
Fonte: reprodução WIKIHOW
Nenhum comentário:
Postar um comentário