As chinchilas possuem vários tipos de cores e mutações, que variam muito e podem demorar de um ano e meio a dois anos para se definirem, então se você pretende ter uma chinchila de alguma cor definida, informe-se das cores e genéticas da mãe e do pai. Abaixo listo as principais e mais conhecidas cores e genéticas de chinchilas.
É a cor natural das chinchilas, possuindo a pelagem com diferentes tons de cinza, mais escuro na parte superior do dorso, e a barriga branca. Como algumas chinchilas possuem tons de cinza muito escuro podem ser confundidas com a black velvet, porém a diferença está na capa e nas "luvinhas" que no standard não estão presentes. Quando uma standard é muito escura alguns criadores a chamam de black standard. Algumas standard nascem com uma coloração marrom, sendo chamado de ciannamon (canela), mas geralmente se perde esta tonalidade por volta dos seis meses de idade.
BEGE
É mais comum entre as chinchilas de estimação, tendo seus primeiros registros em criações. Há dois tipos de chinchilas bege, a homobege e a heterobege.
As chinchilas homobege tendem a ter a coloração mais clara, em um tom champanhe, os olhos vermelhos claros e brilhantes, e as orelhas completamente rosadas.
Assim como as homobeges, possuem a barriga branca, porém, devido a presença do gene standard, apresentam-se em tonalidades mais escuras de bege. Os olhos são vermelho escuros e a olho nu podem ser confundidos por marrons. As vezes, possuem manchas cinzas nas orelhas.
Há vários tipos de TOV. Nunca cruze duas chinchilas portadoras do gene TOV devido ao gene letal que carregam, assim como os brancos, quando há manifestação do gene letal, os filhotes morrem em fase de desenvolvimento ainda no útero da mãe e são reabsorvidos pelo organismo da mãe, ou morrem horas após do parto.
Possui um véu negro, que se assemelha ao veludo, por isso o nome (touch of velvet, ou seja toque de veludo). O véu vai do rosto, passando pelas costas até a base da cauda. Nas laterais encontramos tons variados de cinza. Assim como as Standards, possuem a barriga branca, com as delimitações bem definidas.
Possui manchas negras nas patas dianteiras, denominadas "luvinhas". Os olhos são pretos e as orelhas cinzas ou pretas. Os machos costumam a ser bons reprodutores, já as fêmeas não costumam ter boa fama neste quesito.
Também possuem uma capa, porém ao invés de negra esta é marrom médio á escuro, a lateral do corpo é bege e a barriga branca, possuem "luvinhas" e as orelhas são rosas podendo apresentar algumas manchas cinzas e assim como nas chinchilas heterobeges possuem olhos vermelhos escuros. Possui uma característica peculiar, em certa fase de seu crescimento sua pelagem fica tão clara que se não for diferenciada pela pelagem mais alta na cabeça e pelas "luvinhas", diríamos que se trata de um heterobege comum.
Apresentam a barriga branca, e o restante do corpo bege, possuindo tons de bege mais suave e clara (Cappuccino), os olhos são vermelhos claros e brilhantes e as orelhas são completamente rosas.
Há dois tipos de Pink White, homobeges ou heterobeges, ambas possuem olhos vermelhos e orelhas rosas, porém a homobege deve ser toda branca, sem apresentar nenhuma mancha bege pelo corpo e possuir olhos vermelhos mais claros, enquanto a heterobege possuem olhos vermelhos mais escuros e podem apresentar sardas nas orelhas ou manchas beges no pelo.
Normalmente tem o pelo na maior parte branco com apenas algumas manchas de outras cores, porém também pode ser encontrada com os pelos todos de outras cores e somente algumas manchas brancas. Chinchilas mosaicos são aquelas que possuem o pelo de cores mescladas.
Fonte: reprodução de Sociedade das Chinchilas
Nenhum comentário:
Postar um comentário